PROPOSTA de SÍTIO GEOLÓGICO DO BRASIL PARA REGISTRO NO
PATRIMÔNIO MUNDIAL(WORLD HERITAGE COMMITEE - UNESCO)

COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS
(DNPM-CPRM-SBG-ABC-SBP-IPHAN-IBAMA-SBE-ABEQUA)

PROPONENTE -Nome: Aristides Arthur Soffiati Netto
Endereço: Rua Almirante Greenhalgh, 35 - 
 
Universidade Federal Fluminense
Telefone: (24) 723-4603
email: soffiati@censa.com.br 
Data:08/03/2001


1.Sugestão de AUTOR(ES) para eventual descrição detalhada do sítio
Kenitiro Suguiu, Louis Martin, José M. Dominguez, Jean-Marie Flexor,
Gilberto Dias


2.NOME do SÍTIO (use nome consagrado. Se este não existir, proponha um nome conciso que indique o tipo de sítio e/ ou o local): 
Paleocanal do rio
Paraíba do Sul, conhecido como Grande Canal ou Canal do Cula


3. TIPO DE SÍTIO: ____[]Espeleológico _______[]Paleontológico ______[X]Geomorfológico

[X] Paleoambiental ____[ ]Ígneo ______________[ ]Sedimentar ________[ ]Metamórfico

[] Mineralógico ______[ ]Estratigráfico _______[ ]Tectono-estrutural ___[ ]Metalogenético

[X] História da Geologia [ ]Astroblema _________[ ]Outro:___________________________

[ ] Marinho-submarino______________ Obs.[ ]Inclui vestígios arqueológicos


4. LOCALIZAÇÃO
4.1. Município(s)/UF: Campos dos Goitacases, RJ
4.2. Lat/long(centro da área): YYo ' '' S - XXo ' '' W 
4.3. Nome do local: Baixada dos Goitacases 


5. JUSTIFICATIVAS para a inclusão como PATRIMÔNIO MUNDIAL:

Trata-se do maior paleocanal do rio Paraíba do Sul. Para Alberto Ribeiro Lamego (1955), é o primeiro canal do rio Paraíba do Sul; para Suguiu, Flexor, Martin e Dominguez, vem a ser o maior canal abandonado do rio Paraíba do Sul, dirigindo-se para o cabo de São Tomé e chegando ao mar por uma desembocadura tipo pé de ganso, dentro de uma intra-laguna. Lamego defendeu esta tese, mas sendo este o primeiro delta do rio Paraíba do Sul e desembocando na forma de pé de ganso em mar aberto, tese da qual Gilberto Dias discordou. 


6.BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO:

Seja qual for a tese, estamos diante de um grande paleocanal do rio Paraíba do Sul que funcionava como extravasor do excedente hídrico nos eventos torrenciais. Tem também um valor cultural e  histórico, pois, até o século XVIII, era navegável por pranchas que transportavam a produção da Baixada dos Goitacases para Campos e desta vila para a planície. Ele figura com o nome de Grande Canal ou Canal do Cula nos célebres relatório e carta do Distrito dos Campos Goitacás formulados pelo cartógrafo militar Manoel Martins do Couto Reis, em 1785, e foi intensamente estudado por Alberto Ribeiro Lamego em O Homem e o  Brejo (1945) e Geologia das Quadrículas de Campos, São Tomé, Lagoa Feia e Xexé (1955). Mantido limpo por escravos dos Jesuítas até a expulsão desta  ordem do Império Português, ele foi sendo progressivamente abandonado e, a partir da abertura do canal Campos-Macaé, seccionado em diversas partes, mormente depois da criação do Departamento Nacional de Obras e Sanemanto, em 1940. Hoje, restam dele secções remanescentes que deveriam ser  localizadas, identificadas, protegidas e, se possível, revitalizadas.


7. SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL P/PROTEÇÃO:

os remanescentes do canal foram cercados pela cidade de Campos, sendo que poucos trechos dele ficaram a descoberto. Os canais de drenagem construídos pelo DNOS seccionaram-no em várias partes, Mas é possível ainda perceber a sua continuidade por imagens de satélite. Costumamos usar argumento distinto daqueles que defendem a destruição completa de vestígios de um bem patrimonial por encontrar-se ele bastante degradado.
Entendemos que, por maior que seja a degradação, é possível adotar procedimento dividido em três momentos: 1- desacelerar o processo de
destruição;
2- frear o processo;
3- reverter o processo. 

********************************

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 7 de maio de 2003 15:25
Assunto: NOVAS PROPOSTAS

Ao Presidente e demais membros da COMISSÃO SIGEP
apresento meu parecer sucinto referente as PROPOSTAS DE NOVOS SÍTIOS disponibilizadas no site da Sigep:

A- APROVO COM VISTAS AO REGISTRO EM BANCO DE DADOS NA INTERNET E POSTERIOR ANÁLISE E EVENTUAL SELEÇÃO PARA PUBLICAÇÃO EM LIVRO:
...........................

B- APROVO COM RESSALVAS:
...........................

2 - Paleocanal do rio Paraíba do Sul - Kenitiro Suguiu, Louis Martin, José M. Dominguez, Jean-Marie Flexor, Gilberto Dias: OS AUTORES FORAM PROPOSTOS POR Aristides Arthur Soffiati Netto.DEVEM SER CONSULTADOS SE ACEITAM DESCREVER E APRESENTAR COMO UM SÍTIO GEOMORFOLÓGICO PALEO-AMBIENTAL;
............................

Manfredo Winge

***************************

-----Mensagem original-----
De: schobben@df.cprm.gov.br [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 29 de junho de 2004 14:23
Assunto: Re: Propostas pendentes

.......................

PALEOCANAL DO RIO PARAÍBA DO SUL, RJ Não tenho condições de avaliar a importância. Que tamanho tem? Parece-me que não tem características de um sítio. Também não me parece um geoparque.

.....................

Carlos Schobbenhaus
*******************************

De: Emanuel Teixeira de Queiroz [mailto:Emanuel@dnpm.gov.br]

Enviada em: terça-feira, 6 de julho de 2004 11:37

Assunto: RE: Propostas pendentes

Sítio "Paleocanal do rio Paraíba do Sul"

Não tenho um bom entendimento da proposta para fazer uma avaliação mais consistente. Não sei bem até que ponto pode caracterizar um sítio geológico/geomorfológico/paleoambiental de grande relevância. Até porque, pela própria descrição do autor da proposta o sítio já se encontra bastante desfigurado de sua situação original, seccionado em várias partes com a abertura de muitos canais. Também tenho dúvidas se vale a pena selecionar uma seção remanescente desse paleocanal para caracterização como sítio que mereça ser descrito e protegido, conforme sugere o respectivo autor. Nesse caso, qual será a melhor e mais representativa seção indicada ? Prefiro não emitir opinião conclusiva sobre a proposta.
Emanuel


De: Acsfernandes@aol.com [mailto:Acsfernandes@aol.com]
Enviada em: segunda-feira, 25 de julho de 2005 08:06
Assunto: Re: Propostas pendentes
.........
3) sobre o sítio Paleocanal do Rio Paraíba do Sul, aprovo mas com a ressalva de consulta aos autores propostos sobre a respectiva aceitação de redação do texto.
.........
Antonio Carlos


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 11 de outubro de 2005 15:58
Para: Aristides Arthur Soffiati Netto (soffiati@censa.com.br)
Assunto: Revisão de sua proposta

Prezado Soffiati,
estamos tentando "limpar" as pendências de propostas de sítios.

Considerando a ampliação e explicitação de diretrizes para as propostas (ver em http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm ) bem como os pareceres expostos na página de sua proposta: http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/PaleocanalRioParaibaSul.htm ,
solicito ver com os autores sugeridos se eles tem interesse em apresentar a descrição de sítio sugerida através da formalização em formulário da SIGEP.
Obrigado pelo interesse
Manfredo
c/c SIGEP plena


De: Arthur Soffiati [mailto:soffiati@censanet.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 12 de outubro de 2005 13:02
Para: Manfredo Winge
Assunto: Canal do Cula
Prezado Manfredo
Pelo que vejo, são poucas as probabilidades de transformar o canal do Cula num monumento protegido pela Unesco, sendo ele um pequeno estirão de paleocanal do Paraíba e já bastante adulterado. Como o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural já efetuou o seu tombamento, creio que esta medida é suficiente para lutarmos por sua proteção.
Muito obrigado por tudo
Soffiati


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 13 de outubro de 2005 09:26
Para: Ricardo José Calembo Marra (ricardo.marra@ibama.gov.br); Antônio Carlos Sequeira Fernandes (acsfernandes@aol.com); Carlos Schobbenhaus (schobben@df.cprm.gov.br); Clayton Ferreira Lino (cflino@uol.com.br); Emanuel Teixeira de Queiroz (emanuel@dnpm.gov.br); Manfredo Winge (mwinge@terra.com.br); 'Mylène Berbert Born (berbert@terra.com.br)'; 'Carlos Fernando de Moura Delphim (delphim@iphan.gov.br)'; 'Celia Maria Corsino (corsino@iphan.gov.br)'; 'Célia Regina de Gouveia Souza (celia@igeologico.sp.gov.br)'; 'Diogenes de Almeida Campos (dac@abc.org.br)'; 'Isolda dos Anjos Honnen (isolda@iphan.gov.br)'
Cc: Aristides Arthur Soffiati Netto (soffiati@censa.com.br)
Assunto: ENC: Canal do Cula
Colegas membros da SIGEP,
com as informações do proponente, creio que podemos retirar a proposta da nossa listagem. Se algum colega não estiver de acordo, favor se manifestar.
Obrigado
Manfredo


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 18 de outubro de 2005 10:35
Para: Ricardo José Calembo Marra (ricardo.marra@ibama.gov.br); Antônio Carlos Sequeira Fernandes (acsfernandes@aol.com); Carlos Schobbenhaus (schobben@df.cprm.gov.br); Clayton Ferreira Lino (cflino@uol.com.br); Emanuel Teixeira de Queiroz (emanuel@dnpm.gov.br); Manfredo Winge (mwinge@terra.com.br); 'Mylène Berbert Born (berbert@terra.com.br)'; 'Carlos Fernando de Moura Delphim (delphim@iphan.gov.br)'; 'Celia Maria Corsino (corsino@iphan.gov.br)'; 'Célia Regina de Gouveia Souza (celia@igeologico.sp.gov.br)'; 'Diogenes de Almeida Campos (dac@abc.org.br)'; 'Isolda dos Anjos Honnen (isolda@iphan.gov.br)'
Assunto: ENC: Canal do Cula
Prezados colegas da SIGEP,
tendo em vista os emails abaixo, a proposta do Paleocanal do Paraíba do Sul foi retirada da lista e passada para uma página de propostas canceladas linkada a partir da página de propostas em estudo.
Manfredo


PLANILHA DE

AVALIAÇÃO FINAL DE PROPOSTA
DE DESCRIÇÃO DE SÍTIO GEOLÓGICO - PALEOBIOLÓGICO

Nome do Sítio:  Paleocanal do rio Paraíba do Sul, 
Proponente:  Aristides Arthur Soffiati Netto

Considerando os pareceres, comentários e réplicas constantes na página da proposta, as instituições membros da SIGEP, assim se pronunciam, através de seus representantes, quanto à proposta em epígrafe

INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE(S) PARECER
Favorável / Não favorável 
Abstenção / Não se pronunciou(aram)
Academia Brasileira de Ciências – ABC Diógenes de Almeida Campos  
Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA Célia Regina de Gouveia Souza
 
Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM Emanuel Teixeira de Queiroz

Abstenção

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis– IBAMA Ricardo José Calembo Marra  
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN Isolda dos Anjos Honnen
Carlos Fernando de Moura Delphin
Célia Maria Corsino
 
Serviço Geológico do Brasil – CPRM Carlos Schobbenhaus

 

Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE Mylène Luíza Berbert-Born
Clayton Ferreira Lino

  

Sociedade Brasileira de Geologia – SBG Manfredo Winge
 Favorável c/ ressalvas
Sociedade Brasileira de Paleontologia – SBP Antônio Carlos S. Fernandes
 Favorável c/ ressalvas