PROPOSTA de SÍTIO GEOLÓGICO DO BRASIL PARA REGISTRO NO
PATRIMÔNIO MUNDIAL(WORLD HERITAGE COMMITEE - UNESCO)

COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS
(DNPM-CPRM-SBG-ABC-SBP-IPHAN-IBAMA-SBE-ABEQUA)

 

PROPONENTE
Nome: Marcos Antonio Leite do Nascimento
Endereço: Av. Airton Sena 1823, Apto 401, Bloco 19 – Nova Parnamirim – Natal/RN – CEP: 59080-100
Fax: (084) 215-3831
Telefone: (084) 215-3812
email: marcos@geologia.ufrn.br ou caxexa@yahoo.com.br
Data: 02 de setembro de 2003

 


 

1.Sugestão de AUTOR(ES) para eventual descrição detalhada do sítio:

 

Marcos Antonio Leite do Nascimento – marcos@geologia.ufrn.br

Zorano Sérgio de Souza – zorano@geologia.ufrn.br

 

 


 

2.NOME do SÍTIO (use nome consagrado. Se este não existir, proponha um nome conciso que indique o tipo de sítio e/ ou o local):

 

Granito do Cabo de Santo Agostinho: único granito de idade cretácea do Brasil

 

 


 

3. TIPO DE SÍTIO: ____[ ]Espeleológico _______[ ]Paleontológico ______[ ]Geomorfológico

[ ] Paleoambiental ____[X]Ígneo ______________[ ]Sedimentar ________[ ]Metamórfico

[ ] Mineralógico ______[ ]Estratigráfico _______[ ]Tectono-estrutural ___[ ]Metalogenético

[ ] História da Geologia [ ]Astroblema _________[X]Outro:_Ecoturístico ou Geoturístico_______________

[ ] Marinho-submarino______________ Obs.[ ]Inclui vestígios arqueológicos

 


 

4. LOCALIZAÇÃO
4.1. Município(s)/UF: Cabo de Santo Agostinho/PE
4.2. Lat/long(centro da área): 8°20´57”S / 34°56´49”W
4.3. Nome do local: Granito do Cabo de Santo Agostinho

 


 

5. JUSTIFICATIVAS para a inclusão como PATRIMÔNIO MUNDIAL:

 

A região do Cabo de Santo Agostinho reúne geologia, história e turismo.

Geologicamente, representa a única região onde afloram rochas graníticas de idade cretácea em todo o Brasil (102 Ma). O Granito do Cabo de Santo Agostinho faz parte das rochas ígneas da Província Magmática do Cabo que se distribuem ao longo da bacia sedimentar de Pernambuco.

Além disso, em 26 de janeiro de 1500, ou seja, três meses antes de Pedro Álvares Cabral, a região recebeu a visita do navegador Vicente Yañez Pinzón, o qual desembarcou na baía de Suape. Desta forma, a área de ocorrência do Granito do Cabo é, para alguns historiadores, o marco da chegada dos europeus ao Brasil. Neste local, encontram-se, ainda, construções do século XV, com destaque para a Igreja de Nazaré e as ruínas do Convento Carmelita e do Forte Castelo do Mar.

 


 

6.BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO:

 

Há cerca de 102 milhões de anos, a região do Cabo de Santo Agostinho foi palco de um intenso magmatismo que deu origem a uma série de rochas vulcânicas (traquitos, riolitos, basaltos) e hipabissais (o clássico Granito do Cabo). Essa intensa atividade magmática deixou uma vasta exposição de rochas, que tem sido objeto de inúmeras pesquisas científicas na região.

As rochas do Granito do Cabo apresentam-se com textura média a grossa de cor cinza esbranquiçada a rósea. Autólitos de microgranitos ocorrem com textura fina e cor cinza, de formas irregulares, sendo mais abundantes na região de talus junto à praia. Nessas rochas, são identificadas cavidades miarolíticas contendo cristais de quartzo bipiramidal, turmalina e rara fluorita. A mineralogia essencial é representada por feldspatos (ortoclásio e plagioclásio) e quartzo. Ocorrem, ainda, anfibólio, opacos, alanita, apatita, zircão; além de biotita, epídoto e carbonato. Recentes datações 40Ar/39Ar corroboram a idade de 102±1 Ma para esse granito. Em contato com essas rochas, encontram-se ainda monzonitos, em contatos aparentemente intrusivos, bem como enxames de pseudotaquilitos e diques riolíticos mais jovens, cortando todos os litotipos referidos.

Sobre as rochas graníticas, foram construídas inúmeras edificações que datam dos séculos XV e XVI, as quais fazem parte do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti. Este parque inclui a Igreja Nossa Senhora de Nazaré, construída pelo Conde de Bagnoli por volta de 1579. É um dos monumentos mais importantes da região, situa-se no ponto mais alto do Granito do Cabo. Nesta igreja, encontram-se as ruínas do Convento Carmelita, uma construção luso-brasileira iniciada em 1692 e concluída em 1731. Neste parque, encontram-se, ainda, as ruínas do Forte Castelo do Mar, uma edificação militar portuguesa, erguida em pedra e cal em 1631, também pelo Conde de Bagnoli.

Ainda ao redor do corpo granítico, ocorrem belíssimas praias com destaque para as de Gaibu, Calhetas, Paraíso e Suape. Estas praias encontram-se encravadas entre rochas do granito e coqueirais, sendo imperdível observar a paisagem de toda a Baía de Suape dos diversos mirantes situados no topo do Granito do Cabo.

 

 


 

7. SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL P/PROTEÇÃO:

 

O local, de beleza rara, encontra-se no interior do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, e do Sítio Histórico Cabo de Santo Agostinho, tombado pelo Decreto Estadual nº 16.623 de 29 de abril de 1993.

A Igreja de Nazaré e as ruínas do Convento Carmelita são também tombadas em nível federal desde 1961.

 

De: schobben@df.cprm.gov.br [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]

Enviada em: terça-feira, 2 de setembro de 2003 15:13

Assunto: Fw: Proposta de Sítio_Granito do Cabo

 

Prezado Marcos,

 

Fiquei satisfeito em saber que voce já encaminhou a proposta do Sítio Granito do Cabo para a SIGEP.  Caso voce tenha outra (s) proposta (s) de sítios, sugestões são benvindas. Minha esposa quando visitou essa região como aluna do Prof. Everardo Maciel,  falou-me ter visto um neck vulcanico. Pela quantidade de outros sítios incluidos nessa área, inclusive  lavas ignimbríticas, penso que uma área desse tipo merece um estudo de eventual transformação em um parque geológico ou Geoparque. Como conversamos durante o simpósio, venho reiterar que voce nos envie uma cópia do mapa geológico de sua área mapeada, para uma melhor avaliação por parte de nossa comissão e também para inclusão na carta geológica ao milionésimo, em execução pelo Serviço Geológico (é claro, com os devidos créditos de sua contribuição). Abr. Carlos Schobbenhaus schobben@df.cprm.gov.br Serviço Geológico do Brasil - CPRM Chefe do Departamento de Geologia –

 

De: schobben@df.cprm.gov.br [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]

Enviada em: quarta-feira, 3 de setembro de 2003 11:02

Assunto: Re: Proposta de Sítio_Granito do Cabo

 

Aos demais membros da SIGEP,

 

Reitero a aprovação da proposta de sítio "Granito do Cabo de Santo Agostinho".

SDS Carlos Schobbenhaus

schobben@df.cprm.gov.br

Serviço Geológico do Brasil - CPRM Chefe do Departamento de Geologia

 

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]

Enviada em: quarta-feira, 3 de setembro de 2003 12:12

Assunto: RES: Proposta de Sítio_Granito do Cabo

 

Caros colegas,

creio que não há dúvidas  de que a proposta deste sítio deva ser aprovada. Tenho as seguintes considerações adicionais: 1 - temos muitas outras propostas, umas aprovadas e outras sugeridas anteriores a esta e que devem merecer tambem uma resposta ou decisão da comissão SIGEP; 2 - com relação a esta proposta sugiro: a - estudo e descrição completa do sítio (já caracterizado como um GeoParque), abarcando não só o granito do Cabo, mas a evolução tectono-estrutural e geomorfológica, envolvendo todo o sistema pluto-vulcano-sedimentar (Cretáceo ao Recente) da região; a provável(?) correlação do magmatismo alcalino com os granitos estaníferos da Nigéria e seu relacionamento com a formação (rift) do proto Oceano Atlântico;

b- preparação de uma descrição "para leigos", incluindo: a geologia, com a localização e o significado das rochas face à evolução do Oceano Atlântico com muitas figuras explicativas; a descrição pormenorizada do Sítio Histórico Cabo de Santo Agostinho, com a localização em "sketches" da Igreja de Nazaré e as ruínas do Convento, das unidades geológicas e de pontos de afloramentos descritos, etc.. para fins de disponibilização na Internet e preparação de "folder" bilingüe turistico à semelhança do que se vê em muitos locais da Europa, Austrália, EUA...Lembrar que o Cabo de Santo Agostinho, Praia do Xaréu, Porto de Galinha e outras maravilhosas praias próximas, compõem uma "província" turística (turismo interno e externo) de extraordinário potencial.

 

Manfredo Winge

 

 

De: Emanuel Teixeira de Queiroz [mailto:Emanuel@dnpm.gov.br]

Enviada em: quarta-feira, 3 de setembro de 2003 14:49

Para: Manfredo Winge

Assunto: RE: Proposta de Sítio_Granito do Cabo

 

 

Manfredo,

 

A proposta de Sítio para o Granito do Cabo de Santo Agostinho é bem pertinente. Quer seja pela sua importância geológica, como você bem destacou na sua análise, e geocronológica como manifestação ígnea de idade impar no Brasil, quer também pelo marco histórico que representa para o nosso país, como o primeiro ponto visitado pelo navegador espanhol Pinzon, pouco antes de Cabral revelar para o mundo a grande descoberta das terras brasileiras.

 

Emanuel

 

 

De: cnrbma [mailto:cnrbma@uol.com.br]

Enviada em: quinta-feira, 4 de setembro de 2003 10:34

Para: Manfredo Winge

Assunto: Re: Proposta de Sítio Granito do Cabo

 

Prezado Manfredo,

 

Tendo em vista as considerações prestadas pelo colegas especializados no tema, sou a favor da inclusão do Granito do Cabo entre os Sítios da SIGEP.

Abraços,

 

Clayton Ferreira Lino

Presidente do Conselho Nacional da

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

 

De: Marcos [mailto:marcos@geologia.ufrn.br]

Enviada em: sexta-feira, 5 de setembro de 2003 11:22

Assunto: Proposta de Sítio Granito do Cabo

 

Caro Manfredo Winge,

Não, o que eu disse é que é melhor escrevermos primeiro apenas sobre o Síto Cabo de Santo Agostinho (realmente assim ficou melhor, obrigado), por se tratar de uma região que contempla geologia-história-turismo. Nesse os autores seriam Marcos e Zorano. Depois, em um futuro não muito longe, iriamos fazer uma proposta que contemple o contexto geológico/geotectônico/geomorfológico da Província Magmática do Cabo e da bacia sedimentar de Pernambuco, nos moldes que vc sugeriu. No entanto, como essa será bem maior, nela incluiremos outros autores, além dos dois citados anteriormente. Resumidamente, a minha sugestão são de dois sítios (ou melhor um Sítio e um Geoparque, como sugerido por vcs). Sendo o primeiro sobre o Cabo de Santo Agostinho (inclusive já tenho material pronto para editoração do capítulo, incluindo figuras/mapas do granito, fotos do mesmo e da parte histórica e texto completo), e o segundo sobre o Geoparque, este precisando montar/agrupar todo o material. Desculpe algum confusão escrita por mim no e-mail anterior, acho que agora ficou mais esclarecido. Muito obrigado pela atenção e fico aqui para qualquer dúvida. Atenciosamente,

 

> Carlos,

> se entendi corretamente, na descrição do Sítio Cabo de Santo Agostinho

> (e não Sítio Granito do Cabo como proposto), os autores Marcos e

> Zorano (e outros ??) deveriam abordar não somente o granito, mas todo

> o contexto geológico/geotectônico envolvido (mapa geológico inclusive)

> como sugeri. É isto? Caso positivo e se o autor concordar, sugiro que

> ele refaça a proposta mais abrangente. abraços Manfredo

>

> -----Mensagem original-----

> De: schobben@df.cprm.gov.br [mailto:schobben@df.cprm.gov.br] Enviada

> em: sexta-feira, 5 de setembro de 2003 10:16

Assunto: Re: Proposta de Sítio Granito do Cabo

>

> Manfredo,

>

> Concordo que o Marcos enfoque a descrição do sítio Cabo Santo

> Agostinho. A geologia da área adjacente poderá aparecer na descrição

> como contexto geológico do sítio. A questão da criação de um geoparque

> deveríamos deixar para um pouco mais adiante. O sítio do granito do

> Cabo estará incluido dentro do roteiro dos pontos a serem visitados no

> futuro parque. Estamos desenvolvendo no âmbito da CPRM a criação de um

> programa de Geologia dos Parques. Estamos procurando o apoio do IBAMA.

> A SIGEP deverá participar dessa atividade. Penso que será a melhor

> maneira para podermos viabilizar essa atividade. Nem todos os

> geoparques em potencial estão incluidos nos parque já criados em nivel

> federal, estadual ou municipal. Caberá a nós a definição desses novos

> parques. Abr. Schobbenhaus

>

 

 

De: schobben@df.cprm.gov.br [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]

Enviada em: quarta-feira, 10 de setembro de 2003 09:17

Para: Manfredo Winge

Assunto: Re: Proposta de Sítio Granito do Cabo

 

 

Manfredo,

Concordo com o nome Cabo Santo Agostinho com o enfoque sobre o único granito cretácico do Brasil e sua importancia na história da abertura do Atântico. Paralelamente, os autores poderiam fazer um apanhado sobre a geologia do entorno do cabo (pequeno mapa), descrevendo as vulcânicas, sedimentos, etc., enfim a história da área centrada no granito. Abr. Carlos Schobbenhaus schobben@df.cprm.gov.br Serviço Geológico do Brasil - CPRM Chefe do Departamento de Geologia - DEGEO SGAN 603 Conj. J Parte A 1º andar - Brasília - DF

Fones: (61) 223.1166/224.7846/223.1059

Fax: (61) 224.1616 _____________________________________________

 

----- Original Message -----

From: "Manfredo Winge" <mwinge@terra.com.br>

Sent: Friday, September 05, 2003 11:05 AM

Subject: RES: Proposta de Sítio Granito do Cabo

 

 

Carlos,

se entendi corretamente, na descrição do Sítio Cabo de Santo Agostinho (e não Sítio Granito do Cabo como proposto), os autores Marcos e Zorano (e outros ??) deveriam abordar não somente o granito, mas todo o contexto geológico/geotectônico envolvido (mapa geológico inclusive) como sugeri. É isto? Caso positivo e se o autor concordar, sugiro que ele refaça a proposta mais abrangente. abraços Manfredo

 

 

-----Mensagem original-----

De: schobben@df.cprm.gov.br [mailto:schobben@df.cprm.gov.br] Enviada em: sexta-feira, 5 de setembro de 2003 10:16

Assunto: Re: Proposta de Sítio Granito do Cabo

 

 

Manfredo,

 

Concordo que o Marcos enfoque a descrição do sítio Cabo Santo Agostinho. A geologia da área adjacente poderá aparecer na descrição como contexto geológico do sítio. A questão da criação de um geoparque deveríamos deixar para um pouco mais adiante. O sítio do granito do Cabo estará incluido dentro do roteiro dos pontos a serem visitados no futuro parque. Estamos desenvolvendo no âmbito da CPRM a criação de um programa de Geologia dos Parques. Estamos procurando o apoio do IBAMA. A SIGEP deverá participar dessa atividade. Penso que será a melhor maneira para podermos viabilizar essa atividade. Nem todos os geoparques em potencial estão incluidos nos parque já criados em nivel federal, estadual ou municipal. Caberá a nós a definição desses novos parques. Abr. Schobbenhaus

 

 

 

De: Antonio Carlos Sequeira Fernandes [mailto:fernande@acd.ufrj.br]

Enviada em: quinta-feira, 18 de setembro de 2003 18:25

Para: Manfredo Winge

Assunto: Re: ENC: Proposta de Sítio Granito do Cabo

 

 

Prezado Manfredo,

 

estou de acordo com a proposta.

Abraços,

Antonio Carlos