xisto

Rocha metamórfica caracterizada pela xistosidade.

Os xistos podem provir de vários tipos de rochas, de basaltos a pelitos e também de rochas plutônicas que sofram forte hidratação junto com metamorfismo termodinâmico.
O xisto micáceo deriva, frequentemente, de pelitos (podem derivar de plutonitos e vulcanitos ácidos e aluminosos também), representando um grau mais elevado de metamorfismo do que a ardósia e o filito. Muito brilhante devido ao crescimento de micas metamórficas, muscovita e biotita principalemente, xistosidade bem desenvolvida, por vezes crenulada por deformações superimpostas, segrega quartzo (ou carbonatos nos xistos com carbonatos) em bandas ou concentrado em charneiras de dobras isoclinais, formando barras ou lentes centi-decimétricas no meio da massa micácea.
Os xistos máficos (xistos verdes), derivados de basaltos, já mostram paragêneses como clorita, actinolita, albita.
Como acontece com muitas outras rochas metamórficas, ao termo princiapal, xisto no caso, devem ser agregados termos antecedentes e/ou termos sucedentes que caracterizem metamorfica e composicionalmente, o metamorfito. Ex.g. granada biotita xisto grafitoso; clorita actinolita xisto.

[Ver xisto  no site Atlas de Minerais e de Rochas - Museu Heinz Ebert - UNESP]

 

[Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico