isócrona
[iso=igual/mesma; cronos=idade/tempo]
 

Isócrona é uma superfície, virtual ou real em um pacote de rochas, constituída de pontos reais com mesma idade de formação.

Superfície real isócrona p.ex. pode ser definida por uma fina camada de rocha derivada de sedimento depositado ao mesmo tempo ou um limite entre entre camadas de rochas sedimentares mais antigas, depositadas abaixo e mais novas depositadas acima.
Quando se tem um ambiente sedimentar com variação lateral de fácies depositados em bacias, as camadas de águas mais profundas, mais distantes da costa, serão normalmente de sedimentos mais finos (lama, p.ex.) e, progressivamente, mais grosseiros, de silte a areia e até de seixos (p.ex., praia com mais energia de ondas), mais para a beira da bacia,  sendo todos depositados ao mesmo tempo (isocrônicos) em termos geológicos formando uma isócrona  (superfície virtual) que cortará rochas diferentes quando esses sedimentos forem transformados em rochas (=litificados). Neste caso, pontos de mesmas isócronas poderão ser buscados pela pesquisa de fósseis índex nesta rochas, se aí ocorrerem.

 

[Autor: Winge,M.]  Última atualização: 15/01/22 17:45
Home page Glossário Geológico