estrutura

Estrutura é toda a feição petrográfica na escala macroscópica, desde escala de amostra de mão, também chamada escala mesoscópica, até a escala de afloramento e maior determinada pela organização de homogeneidades e de heterogeneidades texturais e/ou composicionais, bem como de superfícies de descontinuidade física.

As estruturas dividem-se em primárias e secundárias:
- estrutura primária - estrutura desenvolvida com a formação da rocha sedimentar ou ígnea;
- estrutura secundária - estrutura decorrente de deformação ou metamorfismo da rocha.

Exemplos de estruturas primárias:  estratificação, estratificação cruzada, marcas de onda, estrutura miarolítica.
Exemplos de estruturas secundárias: dobra, clivagem de crenulação, xistosidade, fratura, bandas metamórficas.
Os conceitos de estrutura e textura de uma rocha, apesar de distintos e de escalas diferentes, são interdependentes, pois estão relacionados com a organização dos componentes da rocha em resposta aos processos geológicos de uma mesma origem e evolução da rocha.
Feições regionais e mesmo telúricas, como grandes falhas transcorrentes, cinturões dobrados, batolitos,..tambem são designadas de estruturas. Por outro lado, o termo estrutura também é aplicável nas escalas microscópica e mesmo atômica, mas em contexto diferenciado deste de caracterização petrográfica.
O estudo de texturas e de estruturas permite determinar o tipo de rocha e, muitas vezes, a sucessão de eventos geológicos a que foi submetida.

Autor: Winge,M.]  - Em:13/1/18
Home page Glossário Geológico