GLOSSÁRIO DE ROCHAS GRANULÍTICAS

Glossário adapatado, em grande parte, de Streckeisen(Streckeisen,A. 1974. How should charnockitic rocks be named?. In: Centenaire de la Societé Géologique de Belgique.Geologie des domaines cristallins. Liege:349-360) .As frases entre aspas, salvo indicação explícita, correspondem a traduções do paper desse autor onde podem ser encontradas as citações bibliográficas identificadas com #. Os termos assinalados com asterisco (*) não são recomendados peloGrupo de Trabalho Especial de Rochas Charnockíticas da Subcomissão de Sistemática de Rochas Ígneas da IUGS.

AKOAFIMITO(*)-Leuco quartzo norito com hornblenda de Akoafim, de Camarões (Schuler,1949#)

AMHERSTITO(*)-(Watson and Tabor,1913#). Amherst,Co.,Virginia.Leuco-quartzo jotunito (com andesina-antipertitica).

ANKARANANDITO(*) -(Giraud,1964#).Betafo-Ankaranado, Madagascar. O termo foi introduzido para hiperstênio-alcali-feldspato sienitos e hiperstênio sienitos.

ARENDALITO(*) -Granulito rico em sódio, de composiç o intermediária (Maine et al. 1972 in Touret.1985);
-Termo francês para rocha granatífera (AGI,1987);
-Termo proposto por Bugge(1940#) para rochas charnockíticas de Arendal, Noruega.

BAUCHITO(*) -"(Oyaowe and Makanjuola,1972#). Bauchi, Norte da Nigéria. Rocha fayalítica....(fayalita+quartzo junto com hiperstênio)".

BIRKREMITO(*)- "(Kolderup.1904#. Birkrem, região de Egersund, Noruega. Kolderup introduziu o termo para alcali-feldspato charnockitos (campo2). Novas pesquisas revelaram que o feldspato é mesopertita (Dahlberg, 1969#) o que está de acordo com análises químicas dadas por Barth (1936). Consequentemente, o tipo de rocha é um m-charnockito (campo 3). O termo é ambíguo e deveria ser abandonado."

BUGITO(*) -"(Bezborodko,1931#); area do Rio Bug...(Charno-)enderbito com andesina antipertítica...".

CHARNOCKITO -"(Holland, 1900#). St. Thomas Mount, Madras India. Termo aplicado para hiperstênio granito. Os charnockitos são rochas muitas vezes de granulação grosseira e com feldspatos escuros. Ocorrem como corpos de dimensões variadas, desde decimétricas até quilométricas, podendo mostrar contatos desde intrusivos até transicionais, anatéxicos ou migmáticos, com as encaixantes geralmente granulíticas nos terrenos granulíticos a migmatíticos.

CHARNO-ENDERBITO-"(Tobi.l972a#). Ver opdalito..".
-Rocha granular, cinza clara, apresentando cristais tabulares de plagioclásio, piroxênio (hiperstênio e diopsídio) e biotita. Quartzo intersticial; trata-se, aproximadamente, de um granodiorito com hiperstênio. Quimismo: quartzo monzonítico.

ENDERBITO -"(Tilley. 1936#). Enderby Land, Antártica. Termo aplicado para hiperstênio tonalito..".
-Charnockito rico em plagioclásio, apresentando composição de hiperstênio tonalito. Composição: quartzo, 42,5% - plagioclásio (antipertitas), 53,0% - hiperstênio, 3,0% - magnetita, 1,5%

EPIBUGITO(*) -"(Bezborodko,1931#).. Leuco-enderbito com andesina-antipertitica.."

FARSUNDITO(*) -"(Kolderup.1904#). Farsund, região de Egersund, Noruega. O termo foi introduzido para hiperstênio adamelito.... Barth(1960#) e Middlemost(1968#) assinalaram que o nome é frequentemente usado para hornblenda granitos, mais subordinadamente, hiperstênio granitos..."

GNAISSE CHARNOCKÍTICO, ENDERBÍTICO, ETC. - Rocha estruturada como gnaisse e com as características mineralógicas de um charnockito, de um enderbito, etc.

GRANOBLASTITO- rocha metamorfizada no fácies granulito mas que nã o apresenta paragênese mineral diagnóstica da zona regional do hiperstênio conforme proposto por Winkler & Sen (1973).

GRANOFELS- segundo Best(1982): rocha metamórfica, granoblástica, fanerítica, maciça, cujos minerais constituintes apresentam grãos equidimensionais principalmente quartzo e feldspato e, mais ocasionalmente, máficos como piroxênio e granada do que decorre a estrutura maciça com pouca ou nenhuma foliação.
- Granulito de grão médio a grosseiro (maior que 3mm) distinto dos granulitos ss de grão fino pela granulação mais grosseira segundo Mehnert (in Winkler 1977).

GRANOLITO- segundo Winkler (1977): rocha metamorfizada no fácies granulito e que apresenta associação mineral diagnóstica deste fácies.

GRANULITO -Termo original de autores alemães para designar rochas quartzo-feldspáticas (leptinitos), e de granulação fina (granulum) dos terrenos de alto grau na Floresta Negra, Alemanha (Rinne et al.1949)
-Segundo Mehnert.1972: " é uma rocha metamórfica de granulação fina a média, composta, essencialmente, de feldspatos, com ou sem quartzo; os minerais ferromagnesianos são, predominantemente, anidros; a textura é,principalmente, granuloblástica e a estrutura é gnaissosa a maciça. Alguns granulitos contem grãos ou agregados lenticulares de quartzo. Granulito é uma rocha do fácies granulito."
-Rocha metamórfica de qualquer composição e que, sabidamente, foi metamorfizada no fácies granulito do metamorfismo regional ( altas temperaturas e pressões desde médias até altas, quando transiciona para fácies eclogito) mantendo indícios texturais e mineralógicos deste metamorfismo de alto grau. Para indicar as variações composicionais costuma-se usar sufixos.Ex: granulito ácido; granulito norítico... Conceito utilizado neste trabalho.

GRIMMAITO(*) -"(Ebert,1968#.Grimma, Saxõnia. Charnockito pórfiro a quartzo-mangerito pórfiro efusivo.."

HIPERÍTICO, GRANULITO - o termo hiperito indica termo de transição entre gabro e norito, mas é um termo em desuso (AGI,1987). Tratar-se-ia, assim, de um granulito máfico com opx e cpx em proporções maiores do que 10%, ou seja, de um granulito gabro-norítico.

IVOIRITO(*) -"(Lacroix,1910#).MtMarny, Costa do Marfim. Clino-piroxênio norito..".

JOTUNITO - Termo proposto por Hodal(1945#) em substituição ao termo "jotun-norite" de Goldshmidt(1916#). De acordo com a definição original, o termo jotunito seria empregado para hiperstênio monzo-dioritos. Este tipo de rocha contém feldspato K ao lado de plagioclásio (andesina, An 35-45), comumente antipertítico.

JOTUN-NORITO - Ver Jotunito.

KATABUGITO(*) -"(Bezborodko,1931#). Rio Bug.. jotunito ou norito com andesina antipertitica.."

KINZIGITO - segundo Mehnert(1968), o termo foi introduzido por Fischer(1860) para indicar intercalação, em paragnaisses e anfibolitos, de rocha gnáissica constituida de granada (alm/pir=3/2), cordierita, biotita, sillimanita e grafite acompanhados por mais ou menos plagioclásio (An 35-40), K feldspato e quartzo na região de Kleine Kinzig, na Floresta Negra, Alemanha. É uma rocha empobrecida em componentes graniticos e enriquecida em Mg, Fe, Al cuja origem poderia corresponder a restito de processos de granitizaçã .
-"... rocha metamórfica de granulação grossa e de composição pelítica ocorrendo no fácies granulito"; AGI(1987)
- gnaisse muito aluminoso, geralmente rico em granada e cordierita de ocorrencia preferencial em terrenos de alto grau, granulíticos.

KHONDALITO - rocha metamórfica constituida de "granada, sillimanita e quartzo essenciais e, mais ou menos, corindon, grafite e magnetita(Walker.1902;Krishna Rao.1962;Wenk.1965)" in Mehnert(1968). Ainda segundo esse autor, os zircões dos khondalitos mostram formas arredondadas que retem o aspecto detrítico do sedimento original o que, apesar das condições PT de fácies granulito, contrasta com os zircões de rochas submetidas a granitização em fácies anfibolito e que mostram transições para as formas com sobrecrescimentos euedrais.
- ".. metassedimentos aluminosos consistindo de rochas a granada-quartzo-sillimanita associadas com granada quartzitos , grafita xistos e mármores (Walker,1902). Recebeu o nome de Khonds da série Khondalítica, índia"; AGI,1987.

LEPTITO- segundo Mehnert(1968), leptitos são gnaisses de granulação fina de uma série de metassedimentos clásticos gradando desde biotita gnaisses até xistos feldspáticos ou xistos quartzosos designados de leptitos na Fenoescandinávia onde apresentam intercalações ricas em feldspatos e de grão fino obviamente originadas de pórfiros, tufos ou ignimbritos.

LEPTINITO - Granulito ácido: rocha metamórfica, geralmente de grão fino, hololeucocrática cujos componentes essenciais são quartzo e feldspatos, geralmente o ortoclásio. Apresenta-se com cor cinza, branca, azulada, esverdeada ou rosada e geralmente maciça. Em menor quantidade pode conter minerais, tais como: granada, cordierita, sillimanita, cianita ou piroxênio e micas secundárias. A textura é granoblástica maciça ou foliada sendo comum o quartzo, feldspatos, piroxênios, granada ou alumossilicatos concentrados em fitas e de formas discóides (flaser). Origem sedimentar ou ígnea vulcânica a vulcanoclástica mais comum. Conforme é visto no presente trabalho uma das origens, talvez muito importante, é a partir de rochas graníticas e gnáissicas de crosta continental pela cominuição cataclástica anidra dos grãos quartzo-feldspáticos e reequilíbrio mineral no fácies granulito formando granada (da biotita), sillimanita (dos feldspatos e micas) etc..

MANGERITO - (Kolderup.1904#). Região de Manger, Noruega. Termo empregado para rochas mesopertíticas, tendo a mesopertita como o único feldspato, acompanhado de minerais ferromagnesianos. Ver MESOPERTITICAS, ROCHAS.. Outros autores, como (Waard,1969b #), empregam este termo para hiperstênio monzonitos, com mesopertitas presente ou não.

MESOPERTITICAS,ROCHAS -"Rochas contendo mesopertita constituem o facies mangerítico de P.Michot (1948..1964.#.)..usando-se o prefixo mangero... " o que não deve ser apoiado visto que "as suas rochas pertencem de qualquer modo ao fácies granulito de Eskola... Seguindo uma proposta de Tobi(1971#).. sugere-se o prefixo m(esoperthita)- em vez de mangero; e.g. mesopertita-charnockito ou m-charnockito, hiperstênio m- sienito,.."

OPDALITO -"(Goldschmidt. 1916#). Região de Opdal,Trondheim,Noruega.... O termo foi introduzido para hiperstênio granodioritos.Tobi objeta a sua inclusão na nomenclatura dos charnockitos visto que os opdalitos da região de Opdal não são associados com charnockitos e anortositos, mas com intrusões noríticas em um ambiente de fácies anfibolito, e com biotita trondhjemitos da suite trondhjemito-opdalito de Goldschmidt. Eles não fazem parte da suite charnoquítica Bergen-Jotun de Goldschmidt e pertencem, claramente, a orogenia Caledoniana. Por isso,Tobi( l972a, 1972b#)sugere a substituição do termo opdalito por charno-enderbito, o qual significa uma rocha intermediária entre charnoquito e enderbito..".

PIRIBOLITO- segundo Mehnert(1972) é um granulito que, alem do plagioclásio, é rico em piroxênios e anfibólios compondo mais de 30% do volume da rocha.

PIRICLASITO - segundo Mehnert.1972, é um granulito que, alem do plagioclásio, contem mais de 30% de piroxênios.

PIRIGARNITO - segundo Mehnert.1972, é um granulito que, alem do plagioclásio, é rico ( mais de 30%) em piroxênio e granada.

PIROCLASITO - Rocha composta por hiperstênio, clinopiroxênio, plagioclásio, conforme a proposta de (Berthelsen,1960 in Winkler.1977). Observação: este termo poderia dar idéia de rocha piroclástica.

SABAROVITO(*) -"(Bezborodko,1931#). Rio Bug.. Leuco charno-enderbito com andesina antipertítica..".

SAKENITO - rocha metamórfica composta essencialmente por corindom, espinélio e anortita (Lacroix. 1939,1940 in Mehnert,1968) e que , como o khondalito, representaria rocha sedimentar cujo alto teor em Al, Mg, Fe com relação aos alcalis, dever-se-ia, não somente ao quimismo original mas, tambem, a processos de degranitização.

STRONALITO - Rocha semelhante aos khondalitos. Descrito na Itália (Grupta.1977 in Santosh.1986#).